FECONTESP

☰ MENU
Saques das contas inativas do FGTS começam hoje

Saques das contas inativas do FGTS começam hoje

 

A partir desta sexta-feira, 10 de março, quem foi demitido por justa causa ou pediu para sair do emprego até dezembro de 2015 poderá sacar recursos de contas do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), as chamadas contas inativas. Nessa primeira etapa de liberação, os saques estão disponíveis para trabalhadores nascidos em janeiro e fevereiro. De acordo com a Caixa Econômica Federal, o valor total disponível para saque nesse mês ultrapassa R$ 6,96 bilhões e equivale a 15,9% do total.

 

Trabalhadores com conta na Caixa receberão automaticamente os valores destinados a eles. Quem possui Cartão Cidadão pode realizar o saque em postos de autoatendimento, lotéricas e Correspondestes Caixa Aqui. Os demais beneficiários deverão se dirigir a uma das agências da instituição financeira para receber a quantia à qual tem direito.  

 

Dados do Ministério do Trabalho informam que atualmente existem 18,6 milhões de contas inativas há pouco mais de um ano, onde estão depositados cerca de R$ 41 bilhões. O governo federal estima que a maior parte dessas contas tenha saldo de menos de um salário mínimo.

 

O calendário para os saques ficou definido de acordo com a data de nascimento do beneficiário do FGTS, de acordo com a ordem:

- A partir de 10 de março: trabalhadores nascidos em janeiro e fevereiro;

- A partir de 10 de abril: trabalhadores nascidos entre março e maio;

- A partir de 12 de maio: trabalhadores que nasceram entre junho e agosto;

- A partir de 16 de junho: trabalhadores que nasceram entre os meses de setembro e novembro;

- A partir de 14 de julho: trabalhadores nascidos em dezembro;

 

A seguir, tire suas dúvidas a respeito de contas inativas e sobre a consulta do saldo do FGTS:

 

Como conferir seu saldo ou pedir extrato?

AGÊNCIA. O trabalhador pode conferir o saldo de seu FGTS em uma das agências da Caixa Econômica Federal, tendo em mãos um documento com foto e o número do NIS (PIS/Pasep), que está especificado na carteira profissional. O beneficiário também pode fazer a consulta diretamente no autoatendimento da Caixa com o Cartão Cidadão.

 

APLICATIVO. O aplicativo FGTS Fácil permite que o trabalhador realize a consulta do seu saldo de FGTS no celular ou no tablet. O App está disponível para download gratuito em aparelhos com sistema iOSAndroid e Windows Phone.

 

INTERNET. O saldo do FGTS pode ser consultado no site da Caixa, por meio do número do NIS (PIS/Pasep) e de uma senha, que deve ser criada pelo próprio trabalhador. Também é possível utilizar a Senha Cidadão. A consulta eletrônica mostra o saldo e os lançamentos realizados na conta nos últimos seis meses.

 

SMS/E-MAIL. Também no site da Caixa, é possível fazer um cadastro para receber mensalmente, por e-mail ou por SMS,  informações sobre depósitos na conta vinculada ao FGTS. Quem optar por esse tipo de serviço deixa de receber o extrato bimestral impresso em casa, mas continua a receber o extrato anual.

 

Em caso de dúvidas ou reclamações, entre em contato com a Caixa pelo telefone 0800 726 0207.